terça-feira, 21 de julho de 2015

O que é compaixão????

Compaixão é ser capaz de entender, a necessidade do próximo, e ser incapaz de não estender a mão para ajuda-lo, independente que isso venha nos atingir diretamente, mesmo que me leve a dividir o pouco que tenho, mesmo que isso possa frustar meus projetos futuros, eu sou incapaz de negar ajuda.
2Cor 8.1-5:TAMBÉM, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus, dada às igrejas da Macedónia;
Como em muita prova de tribulação houve abundância do seu gozo, e como a sua profunda pobreza abundou em riquezas da sua generosidade.
Porque, segundo o seu poder (o que eu mesmo testifico), e ainda acima do seu poder, deram voluntariamente,
Pedindo-nos, com muitos rogos, a graça e a comunicação deste serviço, que se fazia para com os santos.
E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram, primeiramente ao Senhor, e, depois, a nós, pela vontade de Deus.
Tg 2.14-18:Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos, e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim, também, a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.


As obras São o fruto da FÉ.
Devemos compreender que para muitos é necessário guardar para ter, mais para nós cristãos para termos é necessário dar. 
At 20.35:Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Precisamos entender que o mar morto só é morto porque não tem nenhum afluente, ele recolhe em si toda a água que vem do monte Hermon. A quela região tem muito sais minerais, e as águas que dessem do Hermon vem trazendo todo esses sais minerais, um exemplo disso é o mar da Galileia que é um lago, mas por ter a água salgada recebe o nome de mar, porém ele tem varias afluentes, e saio  o rio Jordão até desaguar no mar Morto e por não ter nenhum afluente, ele retem toda a água e seus sais, e torna-se salgado ao extremo e morto, " você conhece alguém assim?" , isso é o exemplo claro de pessoas egocêntricas e narcisistas.

A Tricotomia do homem: como purificar; guardar e dedicar-se a Deus.1° parte

Base: 1 Tes 5.23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis, para a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo.
Introdução:



Depois da queda, o homem deixa de ser dominado pelo espirito e passa a ser dominado pela alma e o corpo “os 5 sentidos”.

1 Cor 6.19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?


Corpo = Altar do holocausto.

Rm 12.1ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Mt 16.24-25Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Porque, aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.
Gl 2.19-20 Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
            Aqui podemos obsevar que o inicio do culto é o sacrifício, não o sacrifício do derramamento de sangue, mas sim o sacrifício de oferecer o melhor a Deus, a APRIMASIA É e SEMPRE SERÀ DE DEUS, “pelo menos era para ser assim”.
            O maior prazer que Deus tem é que OBEDECAMOS a sua Palavra.
 1Sm 15.22: Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
Os 6.6: Porque eu quero misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.
            Vamos pensar um pouco!
            Eu me levanto as 5:00 hs para trabalhar, faça chuva ou faça sol, também me levanto muito sedo para ir na praia, Zoológica, e outros passeios, porem eu não me levanto quando possível mais cedo para me dedicar a Deus, com Jejum, oração, leitura da Palavra, louvores, em fim uma dedicação, entrega, uma busca intima de Deus, e digo que ofereço a aprimasia a Deus, por ir 3 (três)  vezes na semana a Igreja e cultua-lo por 2:00 hs.
            A verdade é que isso era a minha realidade, porem quando comecei pensar nisso, meu coração se encheu de vergonha, em ver que ofereço tão pouco a Deus, o Autor da vida, Aquele que me resgatou, Quem me salvou, Ele que é a razão do meu ser. Então eu mudei, percebi que não basta orar todo dia, ir a igreja 3 (três) vezes na semana, é necessário uma entrega maior, Deus merece.
            Estamos vivendo na religiosidade, de uma forma litúrgica, achando que é o suficiente, não estamos nem um pouco diferentes dos escribas e fariseus.
 Mt 23.1: ENTÃO falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos,
      2    Dizendo: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus.
      3    Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem, e não praticam:
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; . . .
            Do que adianta 15 minutos de oração antes de sair de casa, e quando saímos na primeira afronta do dia, xingamos, braguejamos, maldizemos, em fim fazemos tudo de errado ou ao contrario do que pregamos, e pior, se vemos alguém fazemendo o criticamos, na verdade nossos 15 minutos de oração não adiantou de nada.Seria muito melhor sair na correria de casa, mas viver o dia inteiro numa verdadeira consagração a Deus, honrando a Deus com nossas atitudes, palavras, gestos, em tudo, ser verdadeiramente, uma carta viva.
2Cr 3.2: Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens:
Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
            Certa ocasião Mood disse: PREGUE EM TODO TEMPO, SE NECESSÁRIO FALE.
      Isto é oferecer nossos corpos como sacrifício vivo, agradável e santo, também é negar a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir a Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo, na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.



A Tricotomia do homem: como purificar; guardar e dedicar-se a Deus.2° parte

Alma = ao Santo lugar.
            A alma é subdividida em três partes, a saber, mente, coração e intelecto, que mesmo sendo áreas distintas trabalham juntas para construção da identidade ou caráter do individuo.
Mente
            A mente é responsável por todas as faculdades mentais que possuímos, como: pensamentos, lembranças, subconsciente, sonhos de (caráter ilusão e projetos), ECT.
Coração
            O coração é a sede das emoções, todo sentimento, emoções, desejos, vontades, temperamentos estão inserido no coração.
Os temperamentos podem ser:
·         Colérico: ambicioso e dominador, tem propensão a reações abruptas e explosivas;
·         Sanguíneo: expansivo, otimista, mas irritável e impulsivo;
·         Fleumático: sonhador, pacífico e dócil, preso aos hábitos e distante das paixões;
·         Melancólico: nervoso e excitável, tendendo ao pessimismo, ao rancor e à solidão.

OBS: todo ser humano tem 2 (dois) temperamentos, 1 quente e outro frio, ou seja se é colérico, deve ser também fleumático ou melancólico.
Se é melancólico, vai ser sanguíneo ou colérico.
Um quente e um frio, com o objetivo de gerar o equilíbrio, do Ser.

Intelecto
            O intelecto está associado ao discernimento de si mesmo, de algo sobre si, é uma faculdade da alma.
            Com o trabalho coordenado e sistematizado dessas três áreas se constrói a identidade do individuo ou caráter.
            No Santo lugar havia três objetos de extrema importância, ao ponto que se apenas um dos três não estivessem de acordo com que Deus ordenou a gloria de Deus não se manifestava.
            Isso nos fala da importância que tem a nossa alma para Deus, da forma que ela tem que está depositada, derramada no alar de Deus para que a Gloria de Deus se manifeste em nossas vidas.

            1 Pães da proposição = mente.

            Os pães é um símbolo da palavra de Deus, do conhecimento de Deus.
            A minha mente deve esta voltada para a Palavra de Deus, não é por qualquer razão que Deus sempre nos adverte a meditar em sua lei de dia e de noite ou que ordenou que o povo de Israel colocasse a lei em suas testas.
Deut 6.6-8 E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as intimarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão e te serão por testeiras entre os teus olhos.
Js 1.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.
Sl 1. 2 Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
            Devemos buscar ter a mente de Cristo 1 Cor 2.16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

            2 O Altar de incenso ou incensário = coração se das emoções.

            O incensário é um símbolo das orações, Ap 5.8 nos fala que os incenso são as orações dos santos.
            Então entendemos que as nossas emoções tem que esta depositada no altar de Deus. Essa associação é feita por que é dito algo muito importante pelo apóstolo Pedro.
1 Pe 5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
            Ansiedade é um sentimento e está inserido no coração sede das emoções.
Prov 4.26 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.

            3 O Candelabro = Intelecto.

            O Candelabro é um símbolo da Luz de Deus, que deve trazer luz onde há trevas.
            O nosso intelecto deve ser iluminado pelo luz de Cristo, uma das faculdades do intelecto é o conhecimento, o entendimento, a inteligência, ECT.
            Por isso que o apóstolos Paulo diz:
2 Cor 4.4,6 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus
Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.
            Como isso entendemos que todas as nossas faculdades intelectuais, devem estar iluminadas pela gloria do evangelho de Cristo.
            Por isso que Jesus disse:
Lc 10.27 E respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

            Aqui podemos perceber uma entrega total de nossa alma para Deus.  

A Tricotomia do homem: como purificar; guardar e dedicar-se a Deus. 3° parte

Espírito = Santo dos santos

            Quando o holocausto e o Santo lugar estão em ordem dentro dos parâmetros que Deus estabeleceu, o Sumo sacerdote adentrava no Santo dos santos e a gloria de Deus descia e enchia a casa, e Deus se manifestava e dirigia, conduzia, regia o povo num domínio TEOCRATICO.
            Tudo que vem de Deus agi direto em nosso espírito, tudo que se comunica com Deus, é pelo espírito, Fé Adoração, os Dons espirituais, enchem nosso espírito e se externam através de ações, assim evidenciando o reger do Espírito Santo, sobre nossas vidas. 
Ef 4.24 E vos renoveis no espírito do vosso sentido;
E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.
Fl 3.3 Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne.

            O nosso desafio é cotidiano de uma entrega total e ser regido pelo Espírito Santo.
            Devemos buscar em Deus para retornarmos a um estado pré-queda (antes da Queda), em que o homem era regido pelo espírito e não por sua alma.

Conclusão:

            Devemos buscar de Deus a cada dia que Ele o Senhor venha nos santificar, justificar e purificar por completo de todas as mazelas, por completo tanto corpo alma e espírito, em todas suas faculdades e atributos.
            Também devemos pedir que o Senhor nos guarde por completo de toda a influencia, seta, dardo, laço, em fim de toda arma forjada contra nós.
            E devemos nos derramar em seu altar a cada dia, clamando que o Senhor venha nos reger por completo, em nossos atos, pensamentos, emoções, intelecto e espírito. Caminhando verdadeiramente na Luz como Ele na Luz está.
            E cumprindo a Palavra que diz:
Rm 8.1

PORTANTO, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.