Os utensílios
do Tabernáculo e
seu
simbolismo
Estudo preparado pelo
Diácono Rafael da Silva Torres, da
Assembleia de Deus da Washington Luiz.
Os utensílios do tabernáculo e seu simbolismo.
Texto base: Hb.9.1-28:
Introdução:
E o tabernáculo foi criado única
e exclusivamente para que Deus pudesse está no meio do seu povo, já que o
desejo de Deus sempre foi esse(Gn.3.8;... Quando ouviram a voz do Senhor Deus,
que andava no jardim pela viração do dia...), porem por causa do pecado a terra
se tornou indigna para que Deus habitasse nela ou simplesmente caminhasse por
ela(Gn.3.17: E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste
da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa).
Por esta razão foi necessário que Deus santificasse um lugar para que Ele
pudesse habitar no meio do seu povo, por que agora a terra era e é maldita,
tudo no tabernáculo era consagrados “santificados” unicamente e exclusivamente
para Deus e até o povo que cuidava, montava e desmontava, conduzia e ministrava
era um povo separado para Deus a tribo de Levi, assim aonde fosse montado o
tabernáculo este lugar deixava de ser maldito para ser divino para que Deus
pudesse habitar neste lugar.
O altar do sacrifício e
o mar de bronze.
A colocação do
Altar do Holocausto logo na entrada deste lugar onde Deus habita com Seu povo
ensina verdades. O pecador arrependido que deseja entrar na presença de Deus
tem que passar pelo julgamento dos seus pecados primeiramente. Não há como
negar tal fato pois Cristo é a Primeira e a Última mensagem da Palavra de Deus
(João o Batista, Mt 3.2; Jesus 4.17; os apóstolos, I Co 15.1-4; o Alfa e o
Ômega, Ap 1.4-8). Se os seus pecados não forem tratados em Cristo
primeiramente, não há esperança de comunhão com Deus (Jo 14.6; At 4.12; Rm
5.12; I Co 3.11).
O Altar do Holocausto sendo feito de madeira de acácia e coberto de
cobre representa Jesus tanto como o sacrifício quanto o altar. A sua humanidade
é simbolizada na madeira de acácia, e a Sua divindade, que sustentou a Sua
natureza humana no juízo, é simbolizada pelo cobre que cobriu a madeira (J.
Gill). Deus preparou o sacrifício idôneo com um corpo (Hb 10.5, 10). Se
qualquer pecador tiver a mínima esperança de entrar na presença de Deus, a
primeiríssima necessidade é tratar com seus pecados, e isso é exclusivamente
pelo corpo de Jesus Cristo. Sim, se estiver cansado da opressão do pecado,
venha “a Mim”, diz o Cordeiro de Deus (Mt 11.28; Jo 1.29, 36).
Mas também a
madeira de acácia simboliza o homem e o bronze simboliza a justiça humana,
quanto mais polida mais ela brilha chaga até a parecer com o ouro, mas não o é,
ou seja, a justiça dos homens para Deus nada vale (Mt.5.20).
O fogo neste Altar
do Holocausto era constante, pois os holocaustos eram constantes. Além dos
sacrifícios trazidos durante o dia todo, os sacerdotes ofereceram “dois
cordeiros de um ano, cada dia, continuamente”. Um cordeiro foi oferecido pela
manhã, e o outro cordeiro foi oferecido à tarde (Ex. 29.38, 39). Deus desejava
um contínuo e ativo sacrifício para Lhe agradar. Desde que o homem é um pecador
contínuo, ele necessita um sacrifício contínuo. Nisso Cristo é tudo que Deus
requer e sempre tudo que o pecador necessita. Cristo é a eterna redenção. Ele
ofereceu-se a Si mesmo imaculado a Deus, “uma vez”, “pelo Espírito eterno”, e
está assentado à destra de Deus havendo oferecido “para sempre um único
sacrifício pelos pecados” (Hb 7.25-28; 9.13, 14; 10.10-14). Quem tem os pecados
julgados por Cristo tem vida eterna!
Podemos também entender pelo fogo constante que o pecado, aonde for
achado, é sempre julgado.
O “mar de bronze” – Também chamado “mar de fundição” (I
Reis 7.23-40), era um grande reservatório de água que ficava ao lado do altar
de sacrifícios. Com a mesma simbologia da antiga pia do Tabernáculo, em sua
água eram lavados os pecados, com um forte significado de purificação (na forma
do sangue e qualquer outro resíduo que ficasse nas mãos e pés dos sacerdotes).
O reservatório, redondo, ficava sobre doze bois esculpidos em bronze que, em
grupos de três, tinham suas cabeças voltadas para os quatro pontos cardeais. No
mar de bronze eram abastecidas dez pias móveis, sobre rodas, que eram
espalhadas pelo pátio externo, cinco de cada lado do templo.
e disseram: mas Senhor em teu nome expulsamos
demônios, curamos os enfermos ...
1° O candelabro "hrwnm – menowrah”
1° O candelabro "hrwnm – menowrah”

Certamente
o "sete’’ como sempre simbolizava perfeição, ao passo que o óleo, pelo
menos mais tarde, se tornaria um símbolo do Espírito de Deus (Zc 4:1-6). O
simbolismo pode ser o da luz que a presença de Deus traz ao Seu povo (Nm 6:25),
se lembrarmos que luz, no Velho Testamento, é também um símbolo da vida e de
vitória (Sl 27:1)".(3).
Como os
cálices do Castiçal tinham o formato de amêndoas, isso nos sugere mais um
simbolismo. Lembrando-se do episódio da vara de Arão que floresceu (Nm 17.8),
as flores de amêndoa parecem nos indicar o cuidado constante de Deus para com a
nação de Israel e para com o seu povo nos dias atuais. "Se as referências
à amendoeira forem encaradas literalmente como desenhos usados para decoração
(e esta parece ser a interpretação óbvia), isso nos lembra da vara de Arão,
feita de amendoeira, e que florescera (Nm 17:8), e também a visão de Jeremias
(Jr 1:11,12). Jeremias nos dá a entender que a amendoeira, sendo a primeira
árvore a florescer na primavera, era um símbolo apropriado do maravilhoso
cuidado divino para com Seu povo, e do cumprimento de Sua promessa feita aos
antepassados de Israel.
A
Bíblia diz que Jesus é:
MT. 4.16: Jesus a luz
despertadora.
Jo. 1.4-9: Jesus a luz do mundo.
Jo.8.12;9.5;12.35-36,46: Jesus a
luz para iluminar todo homem.
E Jesus falou a respeito da
igreja:
É através de nosso comportamento
irrepreensível, uma conduta honesta, verdadeira, num mundo iníquo, que iremos
iluminar aqueles com os quais convivemos e aos quais precisamos testemunhar da
Luz de Deus. Como luz, precisamos falar incansavelmente do Senhor e da Sua
Palavra. Note como Jesus orientou assim os seus discípulos, Mt 5.14, "Vós
sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte".
E Paulo escrevendo aos Filipenses, afirmou: "... para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus
imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual
resplandeceis como luminares no mundo", Fp 2.15.
"Nós não só necessitamos ver
Sua luz, nós precisamos andar em Sua luz (I João 1:5-7; Efésios 1:18; 5:5-8).
Isto incluirá o Senhor brilhando sobre muitas coisas que não O refletem. Nós
devemos confessar essas coisas que Ele ilumina na nossa consciência ao nosso
Advogado nos céus, Jesus Cristo o Justo, O qual se entregou a Si mesmo pelos
nossos pecados (I João 1:9; 2:1-2). Esta atuação em nosso interior é a função
da luz da vida: o sacerdote preparava os pavios das lâmpadas e enchia os
cálices com óleo e a luz aumentava em intensidade novamente (compare Apocalipse
1:12-13)".
Com isso entendemos e aprendemos
que haverá um tempo que não mais se precisará de candelabro.
2° A mesa e os pães da
proposição:

3° O incensário de
ouro:
4° A arca
da Aliança ou Conserto:

O simbolismo da
arca é como já vimos antes a madeira de acácia representa o homem ou a
humanidade de Jesus, o revestimento por dentro e por fora de ouro representa a
divindade de Jesus, ou seja, Jesus é Deus que aniquilou-se a si mesmo para se
fazer em forma de homem, mas foi revestido de Deus”o Espírito Santo” para
realizar todas as maravilhas. (Fl.2.1-8;Mt.3.16,17;At.10.18).
Os três (3) objetos que foram colocados dentro da
Arca da Aliança (Hb.9.4) a ponta para o ministério triplo de Jesus, assim como
Samuel é uma tipologia de Cristo com um ministério triplo ou seja Samuel foi:
Juiz, profeta e sacerdote, também Jesus é o Justo Juiz, Profeta e Sumo
Sacerdote.
O maná simboliza o ministério profético de
Jesus; Eu sou o pão
vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão
que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo (Jo.6.51;Lc.4.21.30).
A vara de Arão
simboliza o Jesus com sumo sacerdote e intercessor por nos junto a Deus, Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuro, por um maior e
mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação
(Hb.9.11;1Tm.2.5;1Jo.2.1-2).
As tabuas da Lei
simboliza Jesus sendo o Justo Juiz que primeiramente veio trazer a libertação
para o seu povo e logo a, pois virar e julgará a todos segundo a sua Lei. (Ap.20.12-15;Sl.7.11;2Tm.4.8).
5° O
propiciatório e os querubins de ouro puro:

O propiciatório
com os querubins simboliza o céu de gloria na terra, onde Deus habita como já
vimos antes, por isso que o propiciatório junto com os querubins era feito de
ouro puro, para que Deus se manifesta-se ao homem, no meio dos querubins sobre
o propiciatório em cima da arca da aliança.
O que podemos falar a respeito da túnica sacerdotal? A verdade é que se
fossemos falar de cada item da túnica levaríamos muito tempo, mesmo por que ao
longo desse estudo aprendendo sobre os utensílios do tabernáculo vamos aprender
muito sobre a túnica também, por isso não irei falar sobre todos os itens, mas,
apenas três (3), a coroa com a inscrição santidade ao Senhor,as duas(2) pedras
de ágata em engates de ouro e a estola sacerdotal com as doze (12) pedras e a
orla da túnica sacerdotal.

Quando Deus ordena que sejam
retiradas duas pedras de ágata e em cada uma fosse escrito os seis (6) nomes
dos filhos de Jacó segundo sua ordem e colocadas em um engate de ouro puro nos
ombros de Arão, para quando Arão fosse diante do Senhor Ele, o Senhor iria ver
o nome dos filhos de Israel e se lembraria deles, isso significa que para Deus
todas as Tribos eram igual sem distinção ninguém era melhor que ninguém, não
havia distinção nem discriminação das tribos diante de Deus, todas eram de
igual valo, e os engates de ouro significa que era Deus que as santificava. Igualmente
hoje para Deus todos nós somos de igual valo, pois Cristo morreu por todos nós
de uma forma igual, Deus não faz acepção de pessoa, Deus ama a todos de igual forma
(Jó.34.19;At.10.34;Rm.2.11;Gl.2.6;Ef.6.9;Tg.2.1,9;1Pe.1.17).


Nenhum comentário:
Postar um comentário