sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Estrudo sobre louvor e adoração.


                                                                              Louvor e adoração.  

Texto base: Salmo 150

1 Aleluia! Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu.

2 Louvem o SENHOR pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.

3 Louvem a Deus com trombetas. Louvem com harpas e liras.

4 Louvem o SENHOR com pandeiros e danças. Louvem com harpas e flautas.

5 Louvem a Deus com pratos musicais. Louvem bem alto com pratos sonoros.

6 Todos os seres vivos, louvem o SENHOR! Aleluia!

Introdução:

                Louvor: sm (de louvar) 1 Ato de louvar. 2 Aplauso, elogio, encômio. 3 Apologia de uma obra meritória. 4 Glorificação.

         Adoração: sf (lat adoratione) 1 Ação de adorar. 2 Demonstração de afeto, respeito ou submissão. 3 Amor excessivo. 4 Objeto adorado. 5 Filos Ato pelo qual reconhecemos a nossa dependência de Deus.

                Vamos intender como funciona o louvor, a onde surgiu ha musicalidade,  qual foram e são a função primordial do louvor, como Deus inspira o homem para montar as mais belas melodias, para exaltação de seu Nome.

A origem da musica.

                Na realidade a musica nasceu no Céu, Is.14. 11 Derribada está na cova a tua soberba, e, também, o som da tua harpa; por baixo de ti, uma cama de gusanos, e os vermes são a tua coberta.

12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações!

13 Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte;

14 subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.

15 Contudo, serás precipitado para o reino dos mortos, no mais profundo do abismo.

                Podemos entender aqui, que antes e depois da queda de Satanás havia e á louvores no Céu.

                Pelo contrario que muitos dizem por ai que Satanás era o regente do louvor no Céu, isso não é verdade por que nos vemos que  ele tinha uma função específica no Céu, e não era o louvor Ex.28. 14 Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas.  

                Porem toda as criaturas foram criadas com o objetivo de Adorarem a Deus, Salmo 148.

                Lc.2. 13E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo:

14Glória a Deus nas maiores alturas,

e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.

15E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os

                Devemos observar que existe uma categoria especifica voltada para o louvor e a adoração esta é os serafins.

                Is.6. 2Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. 3E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. 4As bases do limiar se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

                AP.4.  6Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. 7O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. 8E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando:

Santo, Santo, Santo

é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso,

aquele que era, que é e que há de vir.

                Mas todos os seres tem uma respectiva função, porem todos foram criados para o louvor de Deus e sua adoração, com nossos lábios, mãos, pés, com todo nosso corpo alma ( faculdade intelectual e emocional, Celebro e coração) e espirito “humano” ou folego de Vida, pois o espirito vem de Deus e voltará para Deus.

                Podemos perceber que com a Queda de Satanás ele tenta deturpar tudo que é fruto da Criação de Deus, Gn.4. 21O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. 22Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.

                Com isso vemos a ousadia do inimigo para com a criação de Deus, deturpando para seu próprio proveito, e com projetos obscuros.

Quais são as funções primordiais do louvo e seu efeito.

                Toda a musica tem por natureza a capacidade de trabalhar as emoções da uma pessoa, imagine um filme de terror ou suspense sem aquela musica de fundo,  muita das vezes a musica causa mais ansiedade do que a própria sena, por que ela estimula, as emoções da pessoa, por exemplo, uma musica melancólica, cria um ambiente triste e depressivo, uma musica alegre e agitada cria um ambiente elétrico e agitado, uma musica serena e pacata cria um ambiente de relaxamento e sonolência.
                É interessante observar que a musica é composta de melodia, ritmo e letra, nós somos seres tricotômicos, ou seja somos um espírito, temos uma alma e habitamos num corpo. 1Tess 5.23:E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 
               Entendendo isso podemos fazer uma análise da musica e afirmar que assim como o homem é tricotômico também a musica, e vemos diferentes partes da estrutura da musical alcançando diferentes partes da estrutura humana.

             Vou explicar como funciona.

             Ritmo, ele alcança a estrutura de nosso corpo, podemos afirmar isso ao ver que é automático, uma musica ritmada nos leva a nos mover, por que ela está alcançando nossa estrutura física.
                   A letra da musica é uma expressão de nossa alma (intelecto, emoções e memórias), a letra vai trazer a tona tudo que está dentro de mim, se estou amando, se estou com raiva de alguém, se quero vingança ou se estou cheio da palavra de Deus, Lc. 6.45:O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
                    Melodia ela extrai o mais profundo do espírito humano, do Espírito Santo ou de espíritos demoníacos, é uma inspiração de nos leva a adoração a Deus ou não. 
                    Isto é a maior prova que a musica é tricotômica assim com o homem.
    
                No mundinteiro podemos perceber que a musica é utilizada de varias formas.

                Inúmeras religiões se utilizam a musica como meio de contato com o mundo espiritual, por exemplo, o candomblé, quimbanda, umbanda e outros, necessita que o ougam toque o atabaque para que a entidade se manifeste naquele local, caso contrario a manifestação não acontece, no taoísmo, budismo, Hare Krishina, na yoga “não é religião” e em outros é utilizado mantras, para relaxamento, esvaziar sua mente, concentração, meditação e para chegar a um estado de estase, elevação espiritual ou ao nirvana.

                Em tudo isso, vemos as astutas artimanhas do inimigo para enganar e aprisionas as vidas.

                Js.1. 8Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

                Sl.1.2Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

                Fl.4. 8Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

                Aqui podemos ver inúmeros testos que nos adverte a manter nossa mente ocupada e voltada para Deus, pois todos sabemos que mente vazia é oficina do ???; então devemos estar 100% voltados para Deus.

                Com essa reflexão podemos ver que a musica, ou melhor, o louvor é uma arma poderosa, nas mãos da igreja.

                A Palavra de Deus nos relata inúmeras ocasiões que através do louvor milagres aconteceram, demônios foram expulsos, a vitória contra o inimigo aconteceu e que a Gloria do Senhor se manifestou, vamos entender o porque, que isso aconteceu.

                Como o louvor tem o poder de atuar direto em nossas emoções, ele atua em nossos corações, fazendo com que venhamos relaxar, nos humilhar, nos entregar, nos lançar nos pés do Senhor e com o coração aberto para a atuação do Espirito Santo, o louvor cria o ambiente perfeito para uma total entrega, rompendo com toda a resistência que possa existir em um coração.

                A Palavra de Deus nos ensina : Sl.22. 3Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel.

                Quem entoa o louvor,  seja grupo ou pessoa, tem que ter em mente, que a função dele ou dela é levar o povo a adoração a Deus, para que isso aconteça, é necessário uma entrega e uma dependência total do Espírito Santo.

                Para que a gloria de Deus se manifeste é necessário cria um ambiente adequado através da adoração.

                Em 2Cr.5. vemos como um conjunto de ação gera uma reação de Deus, e essa reação se resume em um derramar do poder de Deus sem medidas sobre os adoradores.

2Então, Salomão convocou em Jerusalém os anciãos de Israel e todos os chefes das tribos, os príncipes dos pais entre os filhos de Israel, para fazerem subir a arca do concerto do Senhor, da Cidade de Davi, que é Sião, para o templo. 3E todos os homens de Israel se congregaram ao rei na festa, que foi no sétimo mês. 4E vieram todos os anciãos de Israel, e os levitas levantaram a arca 5e a fizeram subir, com a tenda da congregação, com todos os utensílios sagrados que estavam na tenda; os sacerdotes e os levitas é que os fizeram subir. 6Então, o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se tinha congregado com ele, diante da arca, sacrificaram carneiros e bois, que se não podiam contar, nem numerar, por causa da sua multidão. 7Assim, trouxeram os sacerdotes a arca do concerto do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, à Santidade das Santidades, até debaixo das asas dos querubins. 8(Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca e os querubins, por cima, cobriam a arca e os seus varais. 9Então, os varais sobressaíram, para que as pontas dos varais da arca se vissem perante o oráculo, mas não se vissem de fora; e os varais estão ali até ao dia de hoje.) 10Na arca, não havia senão somente as duas tábuas que Moisés tinha posto junto a Horebe, quando o Senhor fez concerto com os filhos de Israel, saindo eles do Egito.

11E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário (porque todos os sacerdotes, que se acharam, se santificaram, sem guardarem as suas turmas), 12e quando os levitas, cantores de todos eles, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum, seus filhos e seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, e com alaúdes e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar, e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas, 13e quando eles uniformemente tocavam as trombetas e cantavam para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor, e quando levantavam eles a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos músicos, para bendizerem ao Senhor, porque era bom, porque a sua benignidade durava para sempre, então, a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a Casa do Senhor; 14e não podiam os sacerdotes ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor encheu a Casa de Deus.

                Aqui esta a receita certa para trazer a presença da shekinar (Presença manifesta) de Deus sobre nós.

                Js.6. 1Ora, Jericó cerrou-se e estava cerrada por causa dos filhos de Israel: nenhum saía nem entrava. 2Então, disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, e ao seu rei, e aos seus valentes e valorosos. 3Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando a cidade uma vez; assim fareis por seis dias. 4E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifre de carneiro diante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes; e os sacerdotes tocarão as buzinas. 5E será que, tocando-se longamente a buzina de chifre de carneiro, ouvindo vós o sonido da buzina, todo o povo gritará com grande grita; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá nele, cada qual em frente de si. 6Então, chamou Josué, filho de Num, os sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca do concerto; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifre de carneiro diante da arca do Senhor. 7E disse ao povo: Passai e rodeai a cidade; e quem estiver armado passe adiante da arca do Senhor.

8E assim foi, como Josué dissera ao povo, que os sete sacerdotes, levando as sete buzinas de chifre de carneiro diante do Senhor, passaram e tocaram as buzinas; e a arca do concerto do Senhor os seguia. 9E os armados iam adiante dos sacerdotes que tocavam as buzinas; e a retaguarda seguia após a arca, andando e tocando as buzinas. 10Porém ao povo Josué tinha dado ordem, dizendo: Não gritareis, nem fareis ouvir a vossa voz, nem sairá palavra alguma da vossa boca, até ao dia em que eu vos diga: Gritai! Então, gritareis. 11E fez a arca do Senhor rodear a cidade, rodeando-a uma vez; e vieram ao arraial e passaram a noite no arraial.

                A obediência é indispensável.

                1Sm.16. 23E sucedia que, quando o espírito mau, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a tocava com a sua mão; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.

                Ser cheio do Espirito Santo é indispensável.

                2Cr.20. 21E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. 22E, ao tempo em que começaram com júbilo e louvor, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados.              

                Aqui entendemos que não importa o problema, Deus tem que estar na frente de tudo se queremos ter vitória, e a nossa adoração não pode secar.

                Com esses exemplos podemos ver que em todas essas situações, o louvor e a adoração é indispensável, o louvor, na igreja é de tamanha importância, por que, prepara os corações, quebra as barreiras, traz libertação e cura, produz fé nos corações, com respeito aos problema sabem que Deus está no controle.

                O louvor transforma o ambiente natural e nos transporta para o sobrenatural, neste ambiente sobrenatural é a onde Deus manifesta sua shekinar (presença manifesta de Deus) e os milagres acontecem.

A inspiração para o louvor.

        Nós aprendemos que o louvor, a musicalidade se originou no Céu de Gloria, é o próprio Deus é o criador, tem por essência o Próprio Deus, e todo o louvor tem que estar inserido no contesto bíblico, de acordo com os princípios imutáveis de Deus.

                O livro de salmos é o hinário dos judeus, e ali é encontrado 150 louvores a Deus, dentro de suas classificações.

·         Entronamento.

·         Lamentação.

·         Protestando inocência.

·         Confissão.

·         Clamando por justiça e justificação.

·         Reais.

·         Ação de graça.

·         Sapienciais. ”descrevem o temor; aborda seus ouvintes como filhos; ele adverte e ensina.”

·         Messiânicos.

·         Proféticos.

·         Litúrgicos.

Esse padrão deve ser observado nos louvores hoje.

Assim como Deus inspirou o homem para escrever sua palavra, Deus também inspira hoje os homens a escrever lindas letras e melodias para a Gloria do seu Próprio Nome; Assim o louvor vem de Deus para o coração do homem, por sua vez o homem entoa este louvor e a igreja através desse louvor se rende a Deus em adoração, com isso o louvor se transforma em adoração e retorna para o coração de Deus como cheiro suave, quando esse louvor retorna para Deus como adoração e cheiro suave, Deus transforma aquele ambiente natural em um ambiente sobre natural.

Devemos observar que, se for feita uma combinação de notas, é apenas uma harmonia, porem se dentro desta harmonia se for inserida uma ministração com base na palavra de Deus, é Deus falando a igreja, não meramente um conjunto de acordes.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Estudo de Escatologia 3° parte

Os setes selos:
 
                No capítulo 6 de Apocalipse, dá início a uma série de acontecimentos que traduz a última semana que será governado pelo poder do dragão.
                Ap.6. 2E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso e para vencer.
                1° selo- O cavalo branco, representa a falsa paz que a primeira besta introduzirá aos moradores da terra, manifestará como dominador do mundo.
                Vers. 3E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem e vê! 4E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
                2° selo- O cavalo vermelho, é o poder da segunda besta, que tirará a paz da terra, trazendo temor e terror as nações, cometendo a grande perseguição e guerra aos que não aceitarem o numero da besta.
                Vers. 5E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi o terceiro animal, dizendo: Vem e vê! E olhei, e eis um cavalo preto; e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão. 6E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro; e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
                3° selo- O cavalo preto é o resultado da guerra, seu símbolo é a evidencia da fome, peste que devastará a humanidade.
                Vers. 7E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê! 8E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.
            4° selo- O cavalo amarelo, é a consequência das sucessivas batalhas, onde morrerá a quarta parte da população.
                Vers. 9E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. 10E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? 11E a cada um foi dada uma comprida veste branca e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos que haviam de ser mortos como eles foram.
            5° selo- Revela os mártires na grande tribulação, os que não aceitaram o numero 666, também confirma Ap.20.4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
            Vers. 12E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue. 13E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
                6° selo- Na abertura do sexto selo o sol se escurecerá, a lua não dará seu brilho. É a revolta da natureza por causa dos homens não adorarem a Deus, mas sim a besta e o falso profeta na grande tribulação.
                7° selo- Encontra-se no capítulo 8 do livro de Apocalipse.
                Com a abertura do sétimo selo, dá início as sete trombetas.
Toque das trombetas:
                As sete trombetas registrado no livro de Apocalipse capitulo 8, faz parte do juízo de Deus sobre a terra no período da grande tribulação.
                Ap.8. 1E, havendo aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora. 2E vi os sete anjos que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
                Ap.8. 7E o primeiro anjo tocou a trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra, que foi queimada na sua terça parte; queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.
                1° trombeta- A terça parte da vegetação será queimada, haverá muito fogo, sangue e fumaça.
                Ap.8. 8E o segundo anjo tocou a trombeta; e foi lançada no mar uma coisa como um grande monte ardendo em fogo, e tornou-se em sangue a terça parte do mar. 9E morreu a terça parte das criaturas que tinham vida no mar; e perdeu-se a terça parte das naus.
                2° trombeta- Com o toque dessa trombeta, será lançado no mar algo semelhante a uma montanha ardente em fogo, matando a terça parte dos animais marinhos e a terça parte das naus (embarcações).
                Ap.8. 10E o terceiro anjo tocou a trombeta, e caiu do céu uma grande estrela, ardendo como uma tocha, e caiu sobre a terça parte dos rios e sobre as fontes das águas. 11E o nome da estrela era Absinto, e a terça parte das águas tornou-se em absinto, e muitos homens morreram das águas, porque se tornaram amargas.
                3° trombeta- Os rios e fontes contaminarão, a terça parte das aguas serão poluídas, deixando em desespero seus dependentes.
                Ap.8. 12E o quarto anjo tocou a trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas, para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite. 13E olhei e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! Ai! Ai dos que habitam sobre a terra, por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar!
                4° trombeta- O sol será atingido um terço, da mesma forma acontecerá com a lua e as estrelas, fazendo com que o dia seja mais escuro, semelhante com a noite.
                A morte se retirará durante 5 meses, os homens sentiram o desprezo de Deus por quanto não deram valor ao seu nome:  
                Ap.9. 1E o quinto anjo tocou a trombeta, e vi uma estrela que do céu caiu na terra; e foi-lhe dada a chave do poço do abismo. 2E abriu o poço do abismo, e subiu fumaça do poço como a fumaça de uma grande fornalha e, com a fumaça do poço, escureceu-se o sol e o ar. 3E da fumaça vieram gafanhotos sobre a terra; e foi-lhes dado poder como o poder que têm os escorpiões da terra. 4E foi-lhes dito que não fizessem dano à erva da terra, nem a verdura alguma, nem a árvore alguma, mas somente aos homens que não têm na testa o sinal de Deus. 5E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem. 6E naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
                5° trombeta- Os moradores da terra, serão atormentador por animais semelhantes a gafanhotos gigantas, durante 5 meses; serão atormentados, os que não tiverem o sinal de Deus, são dias em que a morte será retirada, ainda que busquem a morte, não a achará.
                Ap.9. 13E tocou o sexto anjo a trombeta, e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus, 14a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates. 15E foram soltos os quatro anjos que estavam preparados para a hora, e dia, e mês, e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens. 16E o número dos exércitos dos cavaleiros era de duzentos milhões; e ouvi o número deles.
            6° trombeta- Os cavaleiros, tudo indica que serão infernais, para danificarem os seres humanos, e mataram um terço dos moradores.
                Ap.11. 15E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. 16E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus, 17dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo-poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste. 18E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
                7° trombeta- Tudo indica com o toque da sétima trombeta, é o ato cerimonial para a decida de Cristo para reinar no milênio. Ainda é percebido que este ato se concretizara com a entrega dos galardões que os salvos receberão pela obra realizada na terra, são os últimos dias da grande tribulação e a inauguração do reino de Cristo.
Sete taças da ira de Deus:
                O capitulo 16 do livro de Apocalipse estabelece o Juízo divino sobre a terra, os homens serão castigados por não adorarem a Deus, São as ultimas pragas sobre o mundo, que serão derramadas as sete taças da ira de Deus, no reinado da segunda besta.
                Vers. 2E foi o primeiro e derramou a sua taça sobre a terra, e fez-se uma chaga má e maligna nos homens que tinham o sinal da besta e que adoravam a sua imagem.
                1° taça- Os adoradores da besta, contaminados com chagas malignas, provavelmente sem cura.
                Vers. 3E o segundo anjo derramou a sua taça no mar, que se tornou em sangue como de um morto, e morreu no mar toda alma vivente.
            2° taça- O mar tornará em sangue e morrerá toda fauna marinha.
                Vers. 4E o terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes das águas, e se tornaram em sangue.
                3° taça- Rios e fontes das aguas doces, se tornaram igualmente em sangue, também morreram todos os peixes.
                Vers. 8E o quarto anjo derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe permitido que abrasasse os homens com fogo.
                4° taça- O sol aquecerá, tornando-se abrasado, faz com que os homens serão queimados pelo intenso calor.
                Vers. 10E o quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, e o seu reino se fez tenebroso; e os homens mordiam a língua de dor.
                5° taça- A besta terá seu trono atingido pela ira de Deus, fazendo com que toda sua majestade se resulte em nada e será notório por todos os seus seguidores.
                Vers. 12E o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do Oriente.
                6° taça- O rio Eufrates secará, facilitando o acesso do exercito do oriente para guerrear contra Israel, na batalha do Armagedom.
                Satanás induzira as nações para cercarem a Israel e quando todos estiverem conscientes da derrota de Israel, o próprio Cristo tomará para Si a guerra e todos os inimigos de Israel serão destruídos.
                A referida destruição, será a guerra do Armagedom que, ocorrerá com o derramamento da sétima taça da ira de Deus que veremos a seguir.
                Vers. 17E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito! 18E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e um grande terremoto, como nunca tinha havido desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto.
                7° taça- um grande terremoto como nunca visto abalará a terra, porque se trata de um terremoto universal, onde a terra mudará sua forma geográfica e desaparecera o movimento de rotação e translação, tudo indica que a terra sairá do sistema solar, pois assim o profeta Isaias viu esse dia: Is.24. 20De todo vacilará a terra como o ébrio e será movida e removida como a choça de noite; e a sua transgressão se agravará sobre ela, e cairá e nunca mais se levantará. RA. 20A terra cambaleará como um bêbado e balanceará como rede de dormir...NLH. 20A terra andará cambaleando como um bêbado;
será sacudida de um lado para outro
como uma barraca na ventania.
                Vers. 19E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira.
                No dia da sétima taça, nos deixa claro que a cidade de Roma será destruída em três partes. O terremoto será de tão grande proporção que não ficara barragens hidrográficas em funcionamento, as usinas nuclear se desmontarão, os satélites ficaram incomunicáveis.
                Será uma aflição jamais vista, observância que o Senhor Jesus disse: Mt.24. 9E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
                Vers. 20E toda ilha fugiu; e os montes não se acharam.
                Com o abalo sísmico mundial, as ilhas não resistirão e desaparecerão, e da mesma forma os montes serão aplainados.
                Vers. 21E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva, porque a sua praga era mui grande.
                Os homens que irão guerrear contra Israel, morreram com as pedras; sendo que, o peso de um talento corresponde: peso forte= 43 quilos e 800 gramas; peso fraco= 21 quilos e 900 gramas. Devemos observar que o peso deve ser multiplicado pela velocidade, digamos que seja 200km/h, isto da para o peso forte  de 43.800kg o peso de 8.760Tn em queda e para 21.900kg o peso de 4.380Tn em queda.
Jó.38. 22Acaso, entraste nos depósitos da neve
e viste os tesouros da saraiva,
23que eu retenho até ao tempo da angústia,
até ao dia da peleja e da guerra?
Salmo ou cântico escatológico.
Salmo 46.1Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
socorro bem presente nas tribulações.
2Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne
e os montes se abalem no seio dos mares;
3ainda que as águas tumultuem e espumejem
e na sua fúria os montes se estremeçam.

4Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus,
o santuário das moradas do Altíssimo.
5Deus está no meio dela; jamais será abalada;
Deus a ajudará desde antemanhã.
6Bramam nações, reinos se abalam;
ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve.
7O Senhor dos Exércitos está conosco;
o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

8Vinde, contemplai as obras do Senhor,
que assolações efetuou na terra.
9Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo,
quebra o arco e despedaça a lança;
queima os carros no fogo.
10Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus;
sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
11O Senhor dos Exércitos está conosco;
o Deus de Jacó é o nosso refúgio.
A vinda de Cristo em gloria para reinar “segunda fase”:
                Diz respeito a vinda de Jesus em gloria no fim da grande tribulação. É o dia tão esperado pelo povo de Israel, para Cristo reina para eles com Rei dos reis e Senhor dos senhores. Neste dia todas as nações sobreviventes da grande tribulação o verão.
                Ap.1. 7Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 
                Será o inicio do Milênio, sempre que se lê a vinda de Cristo em gloria, diz respeito, da vinda de Cristo para estabelecer o milênio e não para arrebatar a igreja.
                Cl.3. 4Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, também vós vos manifestareis com ele em glória.
                Zc.14. 4E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele, para o sul.
                Jesus falou sobre isso em Mt.23. 29Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos 30e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. 31Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. 32Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. 33Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno? 34Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade, 35para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar. 36Em verdade vos digo que todas essas coisas hão de vir sobre esta geração.
37Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste! 38Eis que a vossa casa vos ficará deserta. 39Porque eu vos digo que, desde agora, me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor!
                Na vinda do Senhor ele descerá no monte da Oliveira pois de lá subiu as céus e há uma promessa de retorna de lá.
                At.1. 9E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, 11os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
12Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado das Oliveiras, o qual está perto de Jerusalém, à distância do caminho de um sábado.
                A segunda vinda do Senhor é citada 318 vezes no novo testamento impossível de cita-las todas neste estudo porem veremos algumas. Devemos entender que, a segunda vinda de Jesus se dará em duas etapas, 1° é o arrebatamento da igreja que da um tempo determinado de uma semana de anos para a segunda fase da vinda do senhor, esta parte por ser muito importante e que mais nos interessa deixarei para o final e a segunda é o momento que será estabelecido o milênio.
                Judas irmão de Tiago e muito provável irmão de Jesus, fez alusão a profecia de Enoque.
                Jd. 14E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, 15para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
                Dn.7. 13Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. 14E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído.
15Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi  
O que é o Milênio?
                O milênio é o período de Mil anos predito pelos profetas, se trata do reino de cristo aqui na Terra, especialmente para as doze tribos de Israel que, aguardam ansiosamente esse reino, também as nações que ajudarem a Israel na grande tribulação entraram de favor; sendo o começo de uma nova vida espiritual, em que satanás estará preso durante mil anos.
                Ap.20. 1E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão. 2Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
                Há muitos testos nas escritura referentes ao milênio, embora não traga a palavra milênio, os testos são identificado de uma forma muito simples, quando fala do reino de Cristo na Terra estabelecido na casa de Judá.  
                Gn.49. 10 O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló ( significa Cristo); e a ele se congregarão os povos.
Cristo vai restaurar o Éden perdido.
                Is.51 3Porque o Senhor consolará a Sião, e consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden e a sua solidão, como o jardim do Senhor; gozo e alegria se acharão nela, ações de graças e voz de melodia..
                Deus vai restaurar o domínio do homem sobre todas as coisas criadas por Ele, assim como no principio.
                Gn.1. 26E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
                O  Éden seria o centro do governo, com toda a riqueza e esplendor, e Adão seria o governador de toda Terra. Com a queda de Adão, até o próprio Éden foi destruído e desfeito.
                O homem passou a ser igual a Deus, mas no sentido inverso, pois sabia a ciência do bem e do mal, mas não tinha domínio espiritual.
                Gn.3. 22Então, disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente,
                Quando o Senhor colocar os pés no monte da oliveira o monte será fendido em duas partes, e da sua fenda nascerá o rio da vida.
                Zc.14 8Naquele dia, também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas até ao mar ocidental; no estio e no inverno, sucederá isso..
                As agua descritas, correram a metade para o mar morto e a outra metade para o mar Mediterrâneo. Com isso lo mar morto que no presente século é estéreo, não a vida de animais, quando as aguas da vida tocar nele será removida sua esterilidade, e ele produzirá vida.
                Ez.47. 8Então, me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas. 9E será que toda criatura vivente que vier por onde quer que entrarem esses dois ribeiros viverá, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão essas águas e sararão, e viverá tudo por onde quer que entrar esse ribeiro. 10Será também que os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe, segundo a sua espécie, será como o peixe do mar Grande, em multidão excessiva.
                Quando Cristo vier com poder e grande gloria, para estabelecer o milênio, todos iram contemplar a sua grandeza.
                Mt.25. 31E, quando o Filho do Homem vier em sua glória, e todos os santos anjos, com ele, então, se assentará no trono da sua glória;
                Jl.3. 14Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.
Cristo reinara na nova Jerusalém.
                Esse período é conhecido como reino de Davi, pois se trata de promessa feita a Davi.
                Lc.1. 31E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim
Ez.37. 24E meu servo Davi reinará sobre eles, e todos eles terão um pastor; e andarão nos meus juízos, e guardarão os meus estatutos, e os observarão. 25E habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual habitaram vossos pais; e habitarão nela, eles, e seus filhos, e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente. 26E farei com eles um concerto de paz; e será um concerto perpétuo; e os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
Alguns profetas viram esplendor da nova Jerusalém, vejamos alguns versículos:
Ap.21.   10E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
Se observarmos com atenção vamos entender que se trata de duas cidades a celestial e a terrestre.
 Naturalmente uma estará debaixo da outra; naqueles dias sairá a ordem de Sião ( a cidade celestial), e será anunciada para Jerusalém terrestre, essa por sua vez executará as ordens divina:
Is.2. 3E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
Naturalmente que as nações que sobreviverem a grande tribulação, contemplaram o reino do Messias e andaram na sua luz.
Ap.21. 23E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. 25E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
As escrituras já falam, antes da vinda de Cristo do seu reinado glorioso.
Is.60. 19Nunca mais te servirá o sol para luz do dia, nem com o seu resplendor a lua te alumiará; mas o Senhor será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória. 20Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o Senhor será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.
A gloria de Deus será tão grande que muitos iram para Jerusalém para adorar a Deus e contemplar sua Majestade.
Zc.8. 22Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bênção do Senhor. 23Assim diz o Senhor dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
As doenças serão abolidas.
                Is.33. 24E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniqüidade.
Is.35. 5Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. 6Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo.
Ez.47. 12E junto do ribeiro, à sua margem, de uma e de outra banda, subirá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem perecerá o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.
Ap.22. 1E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da sua praça e de uma e da outra banda do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a saúde das nações.
A mansidão dos animais.
                Is.11. 6E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão, e a nédia ovelha viverão juntos, e um menino pequeno os guiará. 7A vaca e a ursa pastarão juntas, e seus filhos juntos se deitarão; e o leão comerá palha como o boi. 8E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 9Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
Is.65. 25O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e o pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.
Vida longa e terra produtiva.
Sl.90. 10A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
Is.65. 19E folgarei em Jerusalém e exultarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. 20Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o jovem morrerá de cem anos, mas o pecador de cem anos será amaldiçoado. 21E edificarão casas e as habitarão; plantarão vinhas e comerão o seu fruto. 22Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até à velhice.
Zc.8. 5E as ruas da cidade se encherão de meninos e meninas, que nelas brincaram.
Os salvos no milênio.
                I Ts.4. 13Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. 14Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele. 15Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; 17depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
Lc.20. 36porque já não podem mais morrer, pois são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.
Ap.7. 16Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles,
Is.35. 8E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão. 9Ali, não haverá leão, nem animal feroz subirá a ele, nem se achará nele; mas os remidos andarão por ele.
Fp.3. 21que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
1Jo.3. 2Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 3E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.